16 Maio 2022 - 04:00

Indígena brasileiro vence concurso de fotografia da OMPI

O brasileiro Joanderson Gomes de Almeida, de 30 anos, venceu o concurso de fotografia Povos Indígenas e Comunidades Locais, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Joanderson é um indígena Pankararu do estado de Pernambuco e venceu o prêmio com a imagem “Puxar da Videira”, retratando um ritual parte da tradicional festa da Corrida do Umbu. O primeiro lugar do concurso ganha equipamento fotográfico no valor de até US$ 3,5 mil.

O tema do prêmio este ano foi “Mudanças Climáticas e Ação Climática: Mãe Terra através de nossas lentes”, um incentivo do OMPI para que jovens indígenas expressem suas visões sobre proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre como os direitos autorais podem ser usados ​​para proteger sua criatividade.

“Esses jovens criadores, cujo trabalho é protegido por direitos autorais, podem usar todo o poder da fotografia para expressar melhor suas preocupações com o mundo e compartilhar as melhores práticas em suas comunidades”, comenta o diretor-geral do OMPI, Daren Tang.

Exposição - Entre as centenas de inscrições recebidas, um total de 30 fotos entraram na fase final do concurso. Um painel independente de jurados constituído por quatro fotógrafos internacionais indígenas e de comunidades locais selecionou três vencedores para os prêmios que foram entregues durante um evento na OMPI para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra, no dia 22 de abril. As trinta fotografias finalistas agora estão sendo exibidas na sede da OMPI, em Genebra, na Suíça, até 6 de maio.

A jovem brasileira Isabela Back Hans, por sua vez. foi selecionada entre os 20 melhores vídeos em comemoração ao Dia Mundial da PI. Isabela apresenta no vídeo o Projeto Ciclo, uma iniciativa que busca ajudar a acabar com a pobreza menstrual no mundo.

Mais de 33.400 pessoas votaram para ajudar a escolher os vencedores do Concurso de Vídeos. Assista os vídeos premiados aqui.

por Governo do Brasil

Comentários comentar agora ❯