30 Novembro 2021 - 09:02

Governo de AL amplia policiamento de proximidade na capital com o Ronda No Bairro no Benedito Bentes

Neno Canuto
O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça ressaltou a expressiva redução dos índices de violência na capital alagoana

A capital alagoana ficará mais segura com a ampliação do programa Ronda do Bairro, autorizada pelo Governo de Alagoas, nesta segunda-feira (29). A partir de hoje, a polícia de proximidade, que vem refletindo diretamente na sensação de segurança e qualidade de vida dos maceioenses, começa a atuar no bairro do Benedito Bentes - um dos mais populosos da cidade. O lançamento do programa aconteceu na praça Padre Cícero, localizada ao lado do Terminal Central de Ônibus do bairro.

“Nós moradores do bairro começamos hoje a viver uma nova história”. Palavras da moradora e comerciante local Ana Letícia, que há 6 anos tem um ponto na praça, sobre a chegada do programa Ronda no Bairro ao Benedito Bentes. “Estamos nos sentindo valorizados. Agora, os pais não terão mais medo de trazer seus filhos para a praça, isso também vai melhorar o nosso mercado”, garantiu a moradora, reforçando que a chegada da polícia de proximidade será útil à comunidade.

Atuando há 4 anos em três regiões da capital: no Centro, Jacintinho e Orla, o programa mudou a forma de fazer segurança pública e a prevenção da violência em Alagoas, refletindo na redução dos índices criminais nas áreas comerciais de atuação.

Para o secretário Alfredo Gaspar, a data tem um significado muito especial, que é o cumprimento de uma promessa: a chegada do Ronda no Bairro na região do Benedito Bentes. “Hoje, esse bairro vai ter uma nova etapa na sua segurança. Terá a certeza que as polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros, a perícia e do ronda no bairro, por uma determinação do governador”, garantiu.

Ele lembrou que Maceió foi a capital mais violenta do país por 10 anos e que em 7 anos, com o trabalho do Governo, Alagoas se transformou no estado que mais reduz violência no país.

O comandante do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, assegurou que o bairro receberá a mesma estrutura dos outros territórios de atuação, proporcionando a sensação de segurança. “A partir de hoje, todos nós veremos a integração. Mais uma troca de segurança de proximidade. “Estamos entrando hoje com o primeiro turno de serviço com 13 patrulhas, em três modalidades: a pé, motos e viaturas”, explicou o comandante.

Como funcionará - Inicialmente, para atender a área comercial do perímetro definido como de atuação do Ronda, serão mobilizadas 6 viaturas, 12 motos e uma van, sendo uma viatura para Equipe Social, quatro operacionais e uma administrativo. Como efetivo, serão ao todo 21 agentes de proximidade, sendo três patrulhas a pé, as chamadas POs; duas em motos e duas em viaturas, por turno. Assim como nos outros territórios, no Benedito Bentes, as atividades vão se estender das 6h da manhã às 14h30 e das 14h30 às 22h30.

Os equipamentos são de última geração, segundo o secretário de Segurança de Alagoas. “O Ronda chega no Benedito Bentes com patinetes elétricos, motos BMW e veículos novos, ou seja, será a união do programa com as instituições de segurança pública que permitirá um ganho na segurança local”, finaliza.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.