29 Abril 2017 - 09:59

Sesau orienta sobre atendimento de suas unidades neste feriadão

Clara Cleto
Apenas as vítimas de agressões e acidentes devem ser encaminhadas para o HGE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao funcionamento de suas unidades durante o Feriadão do Dia Internacional do Trabalhador, que terá início à meia noite desta sexta (28) e vai até segunda-feira (1º). Isso porque, as unidades de urgência e emergência irão funcionar normalmente, mas, cada uma, tem um perfil de atendimento específico.

De acordo com a Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, devem ser procurados apenas por vítimas de agressões físicas, por arma branca e de fogo, além de pessoas feridas por acidentes de trânsito.

Os pacientes que apresentem quadros clínicos menos graves, como dores de cabeça, diarreias, cólicas, devem se dirigir até os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió.

“As unidades também são destinadas ao atendimento de vítimas de escoriações e podem ser atendidos pacientes que necessitem de pequenas suturas”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza.

Ele explicou que os Ambulatórios 24h prestam atendimento de urgência e estão localizadas em pontos estratégicos de Maceió. “Eles funcionam com equipes multidisciplinares de plantão e estão localizados no Benedito Bentes (Denilma Bulhões), Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), Levada (Noélia Lessa) e Jacintinho (João Fireman)”, informou.

No caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rogério Barboza informou que o serviço atende pelo telefone 192 e que deve ser acionado para atender vítimas de acidentes com automóveis, motocicletas ou bicicletas. Também devem atender vítimas de espancamentos, de tentativas de suicídio, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimaduras, quadros infecciosos, gestantes em trabalho de parto, pessoas com crises hipertensivas e que sofreram acidentes com produtos perigosos.

Hemocentros

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) Unidade Trapiche funciona neste sábado em seu horário normal, das 8h às 12h, e só reabre na terça-feira (2), às 7h. A Unidade Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, só voltará a funcionar na terça-feira (2), a partir das 8h, assim como o Hemocentro de Regional de Arapiraca (Hemoar).
 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯