25 Setembro 2021 - 04:00

Ação de extensão une estudantes e professores da Ufal, do Ifal e da Uneal

Divulgação
Visita ao local e conversa com os agricultores familiares

Estudantes e professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de Logística do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizaram uma ação de extensão para auxiliar produtores rurais na cidade de Craíbas–AL. A ideia é construir um processo de organização, do tipo associativista, para comercializar um produto a partir do potencial local do produtor Florisval e de seis agricultores vizinhos que possuem um Sistema Agroflorestal (SAF).

O produto em potencial escolhido pelos agricultores familiares foi o adubo orgânico, já que com a união de todos é possível adquirir osso, casca de ovo, material orgânico [folhas e vários outros] e esterco. A produção, pelo quantitativo de cada um, pode ser sustentada anual e continuamente.

Segundo o professor da Ufal, Carlos Everaldo, coordenador da ação, a ideia de trabalhar com o grupo começou em 2017, fruto da pesquisa de doutorado dele. “Percebemos que as pessoas que moram próximas ao senhor Florisval poderiam se juntar para desenvolver uma atividade e produzir algo que gerasse renda local”, explicou.

Dentre as atividades de extensão está a visita à propriedade, para conversar com os agricultores sobre a importância de trabalhar em grupo e ver um produto em potencial, que seja orgânico, pois o mesmo mantém um SAF. “Ele revitalizou uma área seca, há 20 anos, e hoje seu espaço é repleto de plantas e animais locais”, disse.

por Ufal

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.