24 Maio 2022 - 17:16

Mais de 40 mil alagoanos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Mostra de Foguetes

Cortesia
Estudantes de Alagoas participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Mostra de Foguetes

Trezentos e três escolas das redes pública e privada de Alagoas participaram das provas das edições 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ao todo, 40.135 estudantes se fizeram presentes nas duas competições, cuja proposta é estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre os jovens brasileiros. As provas aconteceram no último dia 20 e o resultado deve ser divulgado no segundo semestre.

 Pela rede estadual, 7.325 estudantes de 40 escolas participaram das duas competições. Dentre as unidades com maior número de inscritos tanto na OBA quanto na MOBFOG estão o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, com 1.611 inscritos (816 na unidade Arapiraca e 795 em Maceió) e as escolas estaduais José Félix de Carvalho, de São Sebastião, com 962 participantes; Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, com 737 inscritos, e Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, de Ibateguara, com 608.

 “A OBA e a MOBFOG são competições multifacetadas que permitem trabalhar, junto com a astronomia, conteúdos de geografia, física, matemática, química, dentre outras disciplinas. Tivemos excelente desempenho nas duas em 2021 e acreditamos que, em 2022, as escolas alagoanas se superarão. A educação de Alagoas vive o seu melhor momento, com investimentos que garantem a atuação de programas de incentivo aos alunos em toda a rede, isso faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem”, afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Edição 2021

A rede estadual de ensino contabilizou 110 medalhas nas edições 2021 da OBA e MOBFOG. Foram 29 medalhas a mais do que em 2020. Ao todo, o estado somou 420 medalhas em ambas as competições e que foram conquistadas por escolas municipais, estaduais, federais e particulares.

 Das 110 medalhas da rede estadual, 92 são da OBA (27 ouros, 50 pratas e 15 bronzes) e 18 são da MOBFOG (3 pratas e 15 bronzes). Em 2020, as escolas estaduais conquistaram 71 medalhas na OBA e 10 na MOBFOG.

As competições

 A OBA e a MOBFOG são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e visam estimular o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins entre alunos do ensino fundamental e médio de todo o país. Em Alagoas, ambas contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede privada de ensino.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.