Skip to content

Prefeitura de Igreja Nova realiza ações na Campanha ?Outubro Rosa?

  • Home
  • Alagoas
  • Prefeitura de Igreja Nova realiza ações na Campanha ?Outubro Rosa?

Prefeitura de Igreja Nova realiza ações na Campanha ?Outubro Rosa?

Com o apoio de Verônica Dantas Lima e Silva – prefeita, Manoel Roque Gregório dos Santos – vice-prefeito, Mônica Dantas – secretária de saúde e equipe, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laurindo Vasconcelos, que faz parte da Estratégia Saúde da Família – ESF nº II, no Povoado Perucaba, capitaneada pela enfermeira Terezinha Cordeiro, médico Bernardo La Rosa e toda equipe, desenvolveram na manhã da última terça-feira (17), ação alusiva ao “OUTUBRO ROSA”, campanha de conscientização realizada pelo município no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No evento que teve como público alvo mulheres de 50 a 69 anos, foram desenvolvidas atividades como palestras sobre os temas: câncer de mama e câncer de colo de útero, com enfermeiras, médico, psicóloga e agentes comunitários de saúde; solicitação de mamografias pelo médico Bernardo La Rosa.

As atividades foram realizadas com sucesso, pois foram solicitadas mamografias para 64 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e outras mulheres acima de 40 anos.
No final das palestras foi oferecido um coffee break, regrado a café e com direito a parabéns em comemoração ao aniversário da campanha.

A enfermeira Terezinha Cordeiro emocionou-se ao falar da liminar que proibia os enfermeiros de prescrever alguns medicamentos e colher alguns materiais para exames, como testes rápidos, exame citopatológico e Papanicolau. Porém a liminar já foi derrubada e as pacientes podem respirar mais aliviadas, pois os enfermeiros voltaram a ter autorização para fazer todos os procedimentos elencados na Portaria do Ministério da Saúde. Durante sua fala a enfermeira deixou uma pergunta no ar: “Proibindo os enfermeiros de realizar esses procedimentos. O Brasil não possui médicos suficientes para fazer esses exames. A prova é que teve que ir buscar médicos em outros Países. Será que esses médicos vão dá conta de examinar todas essas mulheres? Estou de coração partido” Disse Terezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também