23 Outubro 2021 - 08:00

Vem aí a 1ª Primavera Literária para celebrar os 38 anos da Edufal

Divulgação
Evento será totalmente on-line, de 8 a 12 de novembro

No ano em que a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) comemora quase quatro décadas de existência, a realização da primeira edição da Primavera Literária chega para reafirmar e valorizar ações no mundo literário alagoano, dando seguimento ao seu compromisso, nessa área, com a sociedade local. A abertura será no dia 8 de novembro, a partir das 14h, e segue até 12 novembro com uma programação que contempla lançamento de livros, mesas-redondas e um Feirão de Livros no Campus A. C. Simões.

O evento será on-line, com transmissão pelos canais Ufal Oficial e da Prograd no Youtube, com exceção do Feirão do Livro, que terá formato híbrido. O que se pretende com Primavera Literária é ressaltar a importância da Edufal e o papel de uma Editora Universitária no cenário de produção, divulgação e popularização do acesso ao livro e ao conhecimento.

Este ano, a Ufal realizaria mais uma edição da conhecida e consolidada Bienal Internacional do Livro de Alagoas, adiada devido às circunstâncias sanitárias por que o mundo está passando no enfrentamento à covid-19. Sobre a promoção da 1ª Primavera Literária, que faz parte também do calendário de comemoração dos 60 anos da Ufal, o diretor da Edufal José Ivamilson Silva Barbalho, destaca:

“É com grande alegria que realizaremos o evento literário, de 8 a 12 de novembro. Apesar das enormes dificuldades que o país atravessa, dos muitos desafios colocados às universidades pela pandemia da covid-19, dos cortes em investimentos públicos, acreditamos na força da produção científica. Como não foi possível a realização da Bienal Internacional do Livro em Alagoas, estaremos, portanto, promovendo a Primavera Literária.”

O evento é promovido pela Edufal e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), e conta com a parceria da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

“As mesas-redondas, sempre às 14h, serão realizadas de forma virtual, via StreamYard, com transmissão pelos canais da Ufal e da Prograd no Youtube. O Feirão, na sede da Edufal, no Campus A.C. Simões, obedecerá a todos os protocolos de segurança em relação às medidas de proteção contra o coronavírus. Bem como, virtualmente, com vendas por meio do site e das redes sociais da Editora. O lançamento de livros, também será virtual, sempre às 17h”, informou a relações públicas e produtora cultural da Ufal, Carol Almeida, que integra a comissão organizadora.

A primeira edição da Primavera Literária tem ainda a finalidade de promover ações com foco no livro e na leitura, como lançamentos de novos títulos e mesas-redondas e bate-papos com autores, assim como, divulgar obras produzidas por autores alagoanos e editadas pela Edufal. O encerramento será no dia 12 de novembro, com exibição de vídeos dos equipamentos culturais da Ufal.

por Diana Monteiro/Ufal

Comentários comentar agora ❯