22 Abril 2021 - 07:00

Ufal: Campus do Sertão quer saber dificuldades dos estudantes na pandemia

Divulgação
Avaliação será feita pelos Núcleos de Apoio Pedagógico e de Assistência Estudantil

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus do Sertão, em pareceria com o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), lançou um questionário on-line para levantamento das dificuldades enfrentadas por seus estudantes durante o ensino remoto na pandemia. Tal iniciativa se deu em decorrência de demandas apresentadas por coordenações de curso a partir de situações vivenciadas durante esse período de aulas on-line.

Segundo o diretor acadêmico do Campus do Sertão, Thiago Trindade, o objetivo dessa consulta se dá em função da necessidade de avaliar como estão os estudantes neste semestre letivo 2020.1. “São solicitadas informações tanto relacionadas às dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto até dados alusivos à saúde mental do corpo discente”, disse.

De acordo com a psicóloga Ana Carolina Costa e a assistente social Geizyelle Santos, essa será uma importante ferramenta de diagnóstico das demandas do corpo discente do Campus do Sertão, possibilitando, posteriormente, a construção de ações voltadas para atender às necessidades relatadas.

Para Trindade, o resultado da consulta vai nortear ações futuras. “A aplicação desse questionário, além de possibilitar um diagnóstico do atual momento vivenciado pelos estudantes, garantirá o planejamento de novas ações do NAP em relação a um melhor atendimento das demandas estudantis, assim como contribuirá para se pensar a realização do próximo semestre letivo”, reforçou.

Os estudantes do Campus do Sertão podem responder o questionário on-line por meio de formulário, presente neste link.

Conheça o NAP

No Campus do Sertão, o NAP foi criado em 2018, com o objetivo de desenvolver ações de apoio pedagógico-acadêmicas que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos de formação dos estudantes nos cursos de graduação, proporcionando-lhes condições pedagógicas que atendam às suas necessidades de aprendizagem.

O NAP se organiza em torno de cinco eixos: Pedagógico-acadêmico; Atenção psicossocial; Assistência nutricional; Acessibilidade e Práticas esportivas. Sua composição tem a participação da Direção Acadêmica, Coordenação acadêmica da Unidade de Santana do Ipanema, Cograd, Coordenação Estudantil, Setores de Psicologia e Assistência Social, Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), Serviço de Nutrição do NAE e representações docentes.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯