17 Agosto 2019 - 11:27

TCU conhece modelo de integração da Segurança Pública em Alagoas

Vinicius Teodósio
Auditores conheceram modelos e estratégias adotadas por Alagoas no combate ao crime

Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) estiveram em Alagoas, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), para identificar boas práticas da Segurança Pública e entender melhor as políticas implantadas que possibilitaram ao estado reduzir os índices de criminalidade. A visita teve como objetivo trocar percepções para poder adaptar à realidade de outras organizações e, assim, implementá-las em outros Estados.

Os auditores federais de controle externo, Ícaro Pontes Azevedo Aguiar e Nelson Anderson Costa Ribeiro, se reuniram com chefes de setores e superintendentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), para colher dados, estatísticas, ações e programas desenvolvidos pela pasta.

Eles ressaltaram que a SSP de Alagoas foi escolhida por ser uma das secretarias que apresentam os melhores índices de combate ao crime no país, sendo referência também pela qualidade e transparência dos dados relativos à Segurança Pública.

“Nossa visita foi motivada pelos bons dados de estatísticas criminais apresentados pelo Estado e também em relação aos ganhos que tem ocorrido, no sentido de redução da criminalidade. Então, estamos aqui para entender as práticas que vem sendo adotadas para esse tipo de mudança e para garantir a qualidade desses dados, para que a gente possa disseminar isso para outros estados”, explicou Ícaro Aguiar.

Com a visita, o TCU busca aplicar o conceito de benchmarking, termo de origem na palavra inglesa “benchmark”, que significa referência. É quando uma empresa realiza uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, com o objetivo de otimizar seu próprio desempenho.

Para o secretario executivo de Políticas de Segurança da SSP, Manoel Acácio Junior, a visita dos auditores do TCU significa que as práticas adotadas pela pasta estão sendo bem vistas pelo governo federal e outros estados. “A grande importância dessa visita é que Alagoas está sendo vista como um exemplo a ser seguido e que o trabalho da Segurança Pública está surtindo efeito. A receita para esse sucesso não é segredo: são os investimentos que a segurança está recebendo do governo estadual com novos prédios, com reformas das unidades, com a implantação de programas como o Força Tarefa e o Ronda no Bairro e, principalmente, pela maior integração das forças de segurança do Estado”, destacou o secretário.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯