15 Novembro 2018 - 16:12

No dia da Proclamação da República, Marechal Deodoro vira a capital de Alagoas

André Palmeira/Agência Alagoas
Ato acontece em cumprimento à Constituição Estadual

Fundada em 5 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, Marechal Deodoro foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839. Nesta quinta-feira (15), o município voltou a ser a sede administrativa do Estado.

A instalação foi oficializada pelo governador em exercício, Luciano Barbosa, e pelo prefeito do município,
Cláudio Roberto Ayres da Costa - o "Cacau". O ato acontece em cumprimento à Constituição Estadual e como parte das comemorações pelos 129 anos da Proclamação da República.

"Nós trazemos para cá a capital do Estado de Alagoas. Quisera que todo 15 de novembro, Marechal Deodoro fosse a capital da República. Seria mais do que justo. O que podemos fazer é reconhecer essa terra, a sua história e a sua gente materializadas hoje em Deodoro da Fonseca que lá, nos idos de 1889, proclamou a República, corajosamente", afirmou Luciano Barbosa.

A solenidade foi realizada no Palácio Provincial, na manhã desta quinta-feira. Antes, o governador e o prefeito depositaram uma coroa de flores em frente ao busto do proclamador da República, o Marechal Deodoro da Fonseca. Em seguida, participaram do hasteamento das bandeiras, acompanhados pelo deputado estadual Sérgio Toledo.

Ainda no Palácio Provincial, o prefeito e governador discursaram. "O 15 de Novembro é um dia histórico em que celebramos, com muito orgulho, o berço de nossa República e sempre que pudemos exaltar o nome do Marechal Deodoro, temos exaltado", declarou o prefeito.

Secretários estaduais e municipais, diretores de órgãos, vereadores, dentre outras autoridades prestigiaram a solenidade de instalação da sede administrativa do Governo do Estado em Marechal Deodoro. Logo após, a comitiva assistiu ao desfile cívico-militar, ocorrido no Largo do Palácio Provincial.

As autoridades rumaram a pé em direção à Casa de Deodoro, onde nasceu, em 5 de agosto de 1827, o proclamador da República do Brasil. A residência, aberta diariamente à visitação pública, guarda objetos pessoais, fotografias e móveis da família Fonseca.

Pernambucano do Recife, o comerciante aposentado Pedro Fidelis de Moura, 78 anos, não conhecia a Casa de Deodoro, mesmo morando em Maceió desde a década de 1960. "Fiquei encantado, gostei muito. Tudo aqui é bem organizado: os móveis, os objetos bem cuidados. Eu recomendo a visita à Casa de Deodoro, que conta uma parte da História do Brasil", afirmou Fidelis de Moura.

História

Em 12 de abril de 1636, a Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817, passou a ser a capital da província das Alagoas e em 8 de março de 1823, foi elevada à categoria de cidade.

O município foi criado em 9 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao militar alagoano que se tornou o primeiro presidente da República do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, a cidade - detentora de um belo conjunto arquitetônico - foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.

Visita à escola em construção

Durante a estada em Marechal Deodoro, o governador em exercício visitou a construção da escola que está sendo edificada no bairro Massagueira. As obras estão avançadas e Luciano Barbosa espera que sejam concluídas até março para que a unidade seja utilizada já no ano letivo de 2019.

A escola terá 12 salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca e ginásio. Além desta unidade de ensino, outras quatro estão com obras em andamento em Rio Largo, Campo Alegre, Delmiro Gouveia e Senador Rui Palmeira.

"Vamos licitar mais sete escolas. A nossa ideia é, durante os próximos quatro anos, construir mais escolas aonde houver demanda. Nós já fizemos reforma em mais de 170 unidades, de um total de 317. Até o final do mandato, a orientação do governador Renan Filho é concluir as reformas em todas elas", revelou Luciano Barbosa.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯