11 Setembro 2020 - 15:34

Na ALE, secretário da Saúde destaca quase 4 mil altas e criação de leitos para Covid-19

Carla Cleto
Secretário Alexandre Ayres apresenta balanço em sessão na ALE

A transparência dos atos e medidas no contínuo enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas é premissa importante no diálogo entre o Governo do Estado e o Legislativo. Neste contexto, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou na manhã desta quinta-feira (10) um balanço dos 150 dias no combate ao novo coronavírus e seus efeitos. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Sílvio Camelo e também contou com as presenças do secretário Executivo de Ações em Saúde, Marcos Ramalho, e do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques.

Alexandre Ayres disponibilizou aos parlamentares os dados sobre as receitas voltadas ao combate à pandemia, a distribuição de insumos estratégicos, testagens nas centrais de triagem e as processadas no Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), distribuição de medicamentos, implantação de leitos, atendimentos e altas hospitalares.

O secretário fez questão de ressaltar que o Governo de Alagoas vem acertando nas decisões, sempre respaldado pela ciência, numa contribuição efetiva ao atender mais de 7 mil pessoas em 26 unidades de saúde e registrar quase 4 mil altas hospitalares.

“Desde o início, quando elaboramos o Plano de Contingência para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, traçamos um planejamento rigoroso para receber os pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, atendê-los, tratá-los e salvar vidas. Este balanço de 150 dias comprova que estamos no caminho certo. Uma das medidas indispensáveis foi a criação, estruturação e ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 em Maceió e no interior do estado”, disse.

“Alagoas conta, atualmente, com 1.023 leitos em 26 unidades de saúde. Somente nestes 150 dias, contabilizamos mais de 7 mil atendimentos; mais de 3.300 altas hospitalares de pacientes que estavam internados em leitos clínicos; e mais de 530 altas de pacientes internados em leitos de UTI”, relatou o secretário.

Em relação à receita voltada para o combate à pandemia, o secretário fez um destaque para os valores já empenhados pela Sesau na ordem de R$ 71,7 milhões. Já quanto aos valores de fonte federal, Alagoas empenhou R$ 83,7 milhões no enfrentamento à doença no estado.

Quanto aos insumos estratégicos, o profissional de saúde tem atuado protegido. “A Sesau demonstrou bastante preocupação com os profissionais de saúde e as respectivas condições de trabalho. Se o Governo de Alagoas consegue obter resultados positivos, estes profissionais de saúde são os grandes responsáveis. Durante este período, quase 12 milhões de equipamentos de proteção individual [EPIs] foram distribuídos. As unidades receberam e continuam recebendo álcool gel e líquido, máscaras descartáveis, luvas, toucas e óculos de proteção, por exemplo”, informou o secretário.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯