11 Agosto 2022 - 02:00

Ufal prepara atividades para recepcionar novos estudantes em todos os campi

Divulgação
Semestre letivo 2022.1 tem início na próxima segunda (15)

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Extensão (Proex) e das direções dos campi fora de sede, preparou uma programação especial para recepcionar os calouros que ingressarão no semestre letivo 2022.1. As atividades são pensadas para que os novos estudantes sejam acolhidos e entendam o funcionamento da Universidade.

Com o mote O Poder Transformador da Educação, cada campus terá programação individualizada. As atividades iniciam na próxima segunda-feira (15), no auditório da Reitoria, localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió, a partir das 15h. A aula inaugural será proferida pelo professor Fernando Jucá, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e terá como tema O papel da ciência, tecnologia e inovação na transformação do jovem.

Já a recepção dos novos estudantes no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) acontecerá ao longo de toda a semana. A programação tem início também no dia 15, com as atividades dos Centros Acadêmicos de cada curso. Na terça (16), acontecerão apresentações institucionais. Na quarta (17), a palestra O Poder Transformador da Educação será ministrada pelo professor Fernando Pimentel, a partir das 10h30. Na quinta-feira (18), haverá visita à Unidade Viçosa. Na sexta (19), acontecerá uma plenária, pela manhã, e a programação será encerrada com uma confraternização no período da tarde.

Na sede do Campus Arapiraca, as atividades acontecerão no dia 16, a partir das 9h. Além das falas de apresentação institucional, serão ministradas duas palestras: Dialogando sobre o poder transformador da educação: contação de histórias inspiradoras que nasceram no Campus de Arapiraca e Projeto Alagoas mais limpa.

No final deste mês, de 30 de agosto a 2 de setembro, haverá a Semana de envolvimento do Campus Arapiraca. A programação é bem ampla e tem desde Feira de Agroecologia e Economia Solidária a Festival de Gastronomia, ações de saúde, esporte e agenda sobre diversidade – Antirracista, LGBTQIA+ e enfrentamento à violência contra a mulher.

Também no dia 16, o Campus do Sertão promoverá apresentações culturais, a partir das 15h, e a aula inaugural O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação na transformação do jovem, que acontece às 16h. Na Unidade Santana do Ipanema, a programação terá início às 19h.

Ufal recebe 2.900 novos estudantes de graduação

O semestre letivo 2022.1 se inicia com a chegada de 2.900 novos estudantes na Ufal. No total, a Universidade oferta 104 cursos de graduação, sendo 94 presenciais e 10 na modalidade de Ensino a Distância (EaD), distribuídos em seus quatro campi [A. C. Simões, Arapiraca, Ceca e do Sertão] e nos polos EaD, tendo mais de 20 mil alunos matriculados, entre graduação e a pós-graduação.

Para os interessados em prosseguir no ambiente acadêmico, a Ufal tem 36 programas de pós-graduação que ofertam 48 cursos, sendo 35 mestrados e 13 doutorados.

por Izadora García/RP Ufal

Comentários comentar agora ❯