09 Novembro 2019 - 17:34

Duas novas promotoras de justiça tomam posse no Ministério Público de Alagoas

Assessoria
Recepção do Colégio e da Ampal aos novos membros

“A Constituição Federal de 88 conferiu garantias proporcionais as responsabilidades de um novo Ministério Público, com incumbências da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. E o MP, a partir dessa transformação, virou pilar do respeito das normas dispostas na carta magna. Então, é por isso que é uma honra tomarmos posse e e integrarmos, a partir de agora, os quadros do Ministério Público de Alagoas”. Foi assim que começou o discurso de Ana Cecília de Moraes e Silva Dantas que, ao lado de Shanya Maria de Espíndola Dantas, tomou posse no cargo de promotora de justiça, nesta sexta-feira (8), durante solenidade realizada no prédio-sede do MPAL.

Foi o Colégio de Procuradores de Justiça que empossou as duas novas promotoras. As recém-empossadas terão assento em promotorias de justiça do interior e a lotação de cada uma delas será definida na próxima semana, durante o curso de formação pelo qual ambas terão que passar. E após a leitura dos termos de posse, a solenidade seguiu com os juramentos à missão constitucional do cargo. “Esse é um sonho realizado e eu estou muito, muito feliz. Chego para fortalecer o trabalho deste Ministério Público”, disse Shanya Maria de Espíndola Dantas, após fazer a referida promessa.

E Ana Cecília de Moraes e Silva Dantas e Shanya Maria de Espíndola Dantas receberam as boas-vindas do procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. “Tenham certeza que as duas estão sendo recebidas de braços abertos. O Ministério Público de Alagoas tem convicção que vossas excelências estão chegando para engrandecer os quadros da nossa instituição e para fazer o bem à sociedade alagoana. Somos um MP com recursos financeiros parcos, porém, formado por valores humanos de grandeza imensurável, que passa a ser ainda melhor com a chegada de ambas as colegas”, declarou ele.

O corregedor-geral do MPAL, Geraldo Magela, também fez uso da palavra. “Esperamos que desempenhem suas funções com compromisso, entusiasmo e dedicação. E digo isso porque agora me lembrei do grande artista Michelangelo que, ao ir pintar a Capela Sistina, disse: ‘ao fazer, faça bem feito’. Trabalhem com alma e tudo dará certo”, garantiu.

O procurador de justiça Marcos Barros Méro, com quem Ana Cecília de Moraes e Silva Dantas já trabalhou, foi mais um membro a dar as boas-vindas às novas promotoras. “Que esse passo que vocês deram na vida sirva de exemplo para jovens alagoanos e brasileiros que, muitas vezes, estão mais focados na diversão do que no estudo. Recomendo, inicialmente, que sigam o caminho da boa conduta, do comportamento louvável e da vida honesta e, depois, que nunca deixem a vaidade suplantar a humildade”, aconselhou.

E o presidente da Associação do Ministério Público de Alagas (Ampal) também prestigiou a posse. “Ser promotor de justiça é exercer um sacerdócio, é ser um servo da sociedade para lutar em busca de justiça social. Que vocês duas também possam atuar nesse sentido”, disse ele.

Os procuradores de justiça Lean Araújo – também ouvidor do MPAL, Luiz Barbosa Carnaúba, Denise Guimarães, Válter Acioly, Denis Lima Calheiros, Luiz Medeiros, Marcos Méro e José Artur Melo, e os promotores de justiça José Antônio Malta Marques – diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Carlos Castro – coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat), Humberto Pimentel, Napoleão Amaral e Norma Medeiros participaram da cerimônia.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯