Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 25/05/2020 10:03

Como identificar sinais de Depressão na Pandemia

Google-Ilustração
Como identificar sinais de  Depressão na Pandemia
O cenário de isolamento social tem mexido muito com as emoções.

O cenário de isolamento social tem mexido muito com as emoções, gerando medo, insegurança, incertezas, tristeza, ansiedade, solidão e angústia. Nesse vai e vem de sentimentos desorientam as pessoas nesse novo tempo . Após uma pesquisa divulgada pela Fiocruz, o Brasil tem 40% da sua população jovem com sintomas de uma tristeza profunda.

Para identificar alguns sinais de alerta, basta prestar atenção nos seguintes comportamentos: falta de ânimo ou energia incapacitante; não se sentir capaz de se arrumar, pentear cabelo, tomar banho; não se sentir capaz de executar pequenas atividades; automutilação; ter pensamentos obsessivos.

Profissionais da psiquiatria alerta que pessoas que já sofrem de ansiedade ou transtornos psicológicos, devem ficar atentos a estes sinais. Como forma de combate a esses sentimentos, realizar atividades lúdicas, conectar-se com amigos e familiares e manter a autoestima é a melhor opção. Cuidar do corpo em casa é uma ótima dica, fará bem a circulação, fortalece os músculos e alivia as dores musculares.

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

  • Luiz Eduardo Verdade, não está sendo fácil lidar com essa pandemia. temos que ficar atentos para ajudar da melhor forma.
Postado em 22/05/2020 12:06

UFAL oferece mini cursos na modalidade on-line

Instituto de Matemática da Ufal-Divulgação
UFAL oferece mini cursos na modalidade on-line
O projeto intitulado “SEM + NEM”, é uma jornada de minicursos pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

O projeto intitulado “SEM + NEM”, é uma jornada de minicursos pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Serão ofertados cursos na modalidade a distância, para estudantes e professores da educação básica e discentes da área de exatas de Instituições de Ensino Superior.

Esses cursos são totalmente gratuitos, podendo ser acessado de qualquer navegador on-line. É uma oportunidade para professores de matemática da educação básica e estudantes do ensino médio e superior. No curso os participantes obterão contato mais expressivo com o estudo da matemática.

As inscrições serão disponibilizadas no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e seguem até o domingo (24). De 01/06 a 03/06: Estudo de Funções, dias 08/06 a 10/06 Introdução ao Cálculo, dias 15/06 a 17/06 Introdução à EDOs e dias 22/06 a 24/06 Introdução à Geometria Diferencial. Aulas com professores, Wágner Ranter, José Carlos, Rafael Nóbrega e Feliciano Vitório.

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 20/05/2020 12:31

Aprovado pelo Senado proposta de adiamento do Enem

Google-Ilustração
Aprovado pelo Senado proposta de adiamento do Enem
As inscrições para o exame chegam a 3,5 milhões, e o ministro da Educação, defende a realização da prova na data prevista pelo edital.

O projeto de Lei que adia a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aprovado pelo Senado Brasileiro. Em virtude do cenário de pandemia do novo coronavírus, o PL teve 75 votos favoráveis e um voto contrário. Esse projeto não afirma um novo prazo para realização das provas, ficando expressamente dependente da situação epidemiológica.

As inscrições para o exame chegam a 3,5 milhões, e o ministro da Educação, defende a realização da prova na data prevista pelo edital. Além do Parlamento apresentar uma preocupação no assunto, a Justiça também se debruça sobre o tema.

O ministro da Educação, anunciou que o governo vai abrir uma consulta direta, por meio da internet, aos candidatos para decidir a data de realização das provas deste ano. De acordo com o ministro, a consulta deve ocorrer na Página do Participante até o final de junho.

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 18/05/2020 09:37

Atriz faz lives para alunos da rede pública

Google
Atriz faz lives  para alunos da rede pública
Ela interpretou Gabriela na novela “ Bom Sucesso”, estudante de engenharia civil na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A jovem atriz Giovana Coimbra, lança página no Instagram com cronograma de estudos e videos. Com o foco em oferecer aulas on-line para estudantes de escolas públicas que irão fazer o Enem. Ela também tira dúvidas de matemática de quem não está tendo aulas à distância nessa quarentena.

Ela interpretou Gabriela na novela “ Bom Sucesso”, é também estudante de engenharia civil na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O perfil é chamado “Quarentemáticos”, disponibilizará também a partir de hoje (18), cronograma de estudos.

A atriz diz que, mesmo não sendo professora, sente que pode ajudar aos candidatos, compartilhando conhecimentos com uma visão de aluna, usando metodologias de estudos que dão certo pra mim. Venho de família muito humilde, então eu sei a pressão que é escolher uma profissão, completa Giovana. Não fique de fora, vai lá conferir, bons estudos!

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/05/2020 13:20

Cinemas em Drive-in, viram opção no distanciamento social

Google-Ilustração
Cinemas em Drive-in, viram opção no distanciamento social
No Brasil, já tem algumas empresas que realizam este tipo de cinema nas cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Com a maioria dos cinemas fechados, os cinemas em drive-in tem virado uma opção de diversão no Brasil em meio a essa quarentena. Tradicionais e nostálgicos, esses eventos se resumem em um telão com a exibição de filmes e shows, para uma plateia de pessoas em seus carros.

 Essa iniciativa utiliza-se de grandes espaços para receber de 150 a 200 carros, visando espaçamento entre eles e mantendo as regras de proteção individual. Especialistas em infectologia, defendem que só poderão estar nos carros pessoas que residem na mesma casa, evitando assim a transmissão do vírus.

No Brasil, já tem algumas empresas que realizam este tipo de cinema nas cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Algumas cidade já apostam neste estilo que tem tudo para voltar a tona. Mesmo sendo uma grande idéia de descontração, todos vivemos um dilema ir para o drive-in versus o medo do contágio. Na falta de ter em nossa cidade, entre no carro e leve o notebook, assim teremos uma forma de cinema seguro e barato.

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]


 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 13/05/2020 12:02

Entenda o que é permitido e proibido no novo Decreto

Diário Oficial
Entenda o que é permitido e proibido no novo Decreto
A fiscalização é realizada pelas forças de Segurança Pública.

A Covid-19 provocou uma determinação com medidas de enfrentamento no estado de Alagoas. Na última terça-feira (05), o Governo do Estado publicou o Decreto nº 69.772, com novas restrições à circulação de pessoas. Além dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou estão liberados pelo decreto.

Vale exemplificar as atividades comuns do cotidiano: Sair para prática de exercício físico e passear com animal de estimação, está permitido seguindo as regras de proteção. Não sendo permitido sair em grupos, ir a praias, calçadão das avenidas beira-mar, beira-rio, lagoas e praças. Não sendo permitido também, ficar parado em ruas ou espaços públicos, para não provocar aglomerações.

O novo decreto prevê punições para quem descumprir qualquer uma das medidas, como aplicação de multa diária de até R$ 50 mil e a prisão em flagrante delito de quem for encontrado descumprindo as regras (artigo 11º e 12º do Decreto 69.772), seja cidadão comum ou responsável por algum estabelecimento ou serviço. A fiscalização é realizada pelas forças de Segurança Pública. Fique em casa!

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 11/05/2020 09:49

Em meio a pedidos de adiamento, estão abertas as inscrições para o Enem 2020

Google-Ilustração
Em meio a pedidos de adiamento, estão abertas as inscrições para o Enem 2020
Inscrição vai até o dia 22 de maio.

Estão abertas a partir de hoje (11), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), candidatos devem fazer seu cadastro no site oficial do Inep, até o dia 22 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Neste ano, as provas presenciais vão ocorrer em 1 a 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 a 29 de novembro. O Inep informou que vai garantir gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo sem o pedido formal dos inscritos.

Desde sua divulgação, muito pedidos foram realizados para o adiamento, e vieram de diferentes instituições. Sendo o mais recente feito por universidades públicas e colégios federais do estado do Rio de Janeiro. Elas defendem que , se o edital for mantido, haverá uma ampliação das desigualdades de acesso ao ensino superior. Para mais informações acesse o site oficial do Inep.

https://enem.inep.gov.br/participante/

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
 

Comentários comentar agora ❯

  • Adalberto Grace Nunca imaginei que fôssemos passar pelo momento que estamos vivendo, está complicado demais...Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa. Glória Heloíza, nela podemos confiar! https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be
Postado em 08/05/2020 11:41

O Singelo olhar Materno

Google-Ilustração
O Singelo olhar Materno
Para todas as mães, que na terra representam o sagrado milagre da criação.

Ser mãe é carregar no corpo o dom da criação, a dádiva da vida, e no coração um amor que não conhece limites. Ser mãe é chamar para si a maior e mais divina das responsabilidades. É ter no colo o poder de acalmar, no sorriso o poder de confortar. Ser mãe é ser estabilidade e fortaleza, mesmo na incerteza, mesmo no sofrimento.

 Ser mãe é tudo isso e muito mais, mas acima de tudo é ter a capacidade de amar incondicionalmente os seus filhos. O Dia das Mães é o dia das guerreiras, é o dia das que nunca desistem, das que esmagam qualquer dificuldade, das que ultrapassam as barreiras mais altas e escorregadias.

Mãe é pilar seguro, colo de amor incondicional, sorriso e palavra que acalmam, que orientam. Para todas as mães, que na terra representam o sagrado milagre da criação, que geram com seu ventre e amam com o coração.Desejo a todas um feliz dia das Mães!!

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo instagram: @williannelsonoficial

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 06/05/2020 11:19

Contratação de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem para início imediato

Google-Ilustração
Contratação de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem para início imediato
A previsão de contratação imediata para 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem.

Com a entrada do Hospital Metropolitano para reforçar a rede de saúde pública de Alagoas, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau), vai lançar ainda nesta semana um edital para contratação de profissionais de saúde com início imediato. Tratando-se de um hospital 100% novo, sendo então o maior investimento do estado em saúde pública da história.

Segundo o gerente de pessoal da Sesau, Robson José da Silva, a previsão de contratação imediata para 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem. A seleção se dará por meio de análise curricular do candidato, agilizando o processo de admissão.

O Hospital Metropolitano terá, 160 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo 130 clínicos e 30 Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “ Estamos trabalhando na elaboração deste edital, que deve ser publicado nesta quarta-feira”, explicou Robson José da Silva. As inscrições serão por plataforma digital, disponibilizadas no site da Sesau, assim que seja lançado o edital. Fiquem ligados!

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo instagram: @williannelsonoficial
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/05/2020 13:13

Dia do Trabalhador

Google-Ilustração
Dia do Trabalhador
Para todos que fazem o Brasil avançar, o nosso muito obrigado!Feliz Dia do Trabalhador !

Hoje é o dia para reconhecer a dedicação e esforço dos trabalhadores de todo o mundo. Data que remonta ao 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente na jornada que diariamente chegava a 17 horas.

Essas lutas não foram em vão, após essa data uma série de direitos foram conquistados, e em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho que estão sancionados por Constituições. Essa luta não acabou, há muito a ser conquistado, como por exemplo melhores formas de trabalho e igualdade salarial.

Neste dia todo mundo deveria dar mais valor ao trabalhador, que acorda cedo, levanta pra trabalhar, que muitas vezes vai a batalha sem comida, mais não deixa de batalhar, que trabalha toda uma vida, na esperança de tudo melhorar. A você trabalhador o meu prestígio e valor. Feliz dia do Trabalhador!

#OremPelosTrabalhadoresDaSaúde.

Para sugestões de pauta, entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo instagram: @williannelsonoficial
 

Comentários comentar agora ❯