Alexandre Cedrim

Alexandre Cedrim

Administrador de Empresas e Consultor Organizacional

Postado em 12/11/2020 09:14

As intenções do próximo gestor municipal

Divulgação
As intenções do próximo gestor municipal
As intenções do próximo gestor municipal

No próximo domingo, 15.11.2020, os eleitores do nosso município decidirão, através de seus votos, qual o candidato será o prefeito para o quadriênio 2021/2024.

Nesse ano tivemos a ótima novidade quando os candidatos divulgaram seus planos do que realizarão para o desenvolvimento do município, tendo assim os munícipes um documento para acompanhar, se de fato, essas intenções serão cumpridas pelo eleito.

Como os planos de governo expõem as deficiências dos serviços públicos que foram constatadas pelo seus autores e que elas serão objeto pelo eleito de sua máxima atenção para serem corrigidas, essas deficiências apresentam um bom índice de similaridade, o que é um bom indicativo de que os candidatos conhecem, em maior ou menor intensidade, essas imperfeições.

Como plano de governo é um plano ou planejamento estratégico, os apresentados foram, como deveriam ser sintéticos, mencionando os problemas locais e os objetivos pretendidos. Quanto as dificuldades e facilidades para o cumprimento do prometido foram poucos planos que foram um pouco mais claros.

A promessa de promover o desenvolvimento do município através dos segmentos industriais e de turismo é quase comum a todos os planos apresentados, como já ocorreu em campanhas passadas. Uma melhoria acentuada na infraestrutura do município, na agricultura familiar também como sempre é esperado, constam como intenções dos candidatos. Como sempre a educação e a saúde são as cerejas do bolo e os eleitores já conhecem todo esse linguajar.

Os candidatos podem até argumentar, e têm todo direito para fazê-lo, que o seu plano é o mais adequado para a realidade local e outras colocações enaltecedoras dele. Todavia plano não passa de um conjunto de intenções que é colocado em uma folha de papel escrita que podem ser sintéticos ou amplos, simples ou suntuosos, mas a realidade é que a distância entre o dizer e o fazer independe apenas do que e como são apresentados, mas principalmente do conhecimento das variáveis previsíveis mutáveis ou não.

A pergunta relevante, então, é quem de fato vai cumprir seu programa de governo se for eleito. A resposta, embora imprecisa, deve ter uma base sustentável pelo verdadeiro currículo dos pretendentes, independente da história contemporânea continuar nos ensinando que as realizações passadas podem não ser repetidas no futuro.

O desempenho anterior dos candidatos é importantíssimo, mas a análise tem que ser realizada mais com a razão do que com a paixão. Esse é um ótimo instrumento para se ter conhecimento quais candidatos já exerceram cargos relevantes e ao saírem deixaram um legado digno de reconhecimento, seja na iniciativa privada ou nos serviços públicos.

O debate dos candidatos promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo, SINDSPEM, que aproveitou os novos instrumentos midiáticos para transmitir através de canais televisivos à população penedense e em especial aos eleitores, pois as respostas dos candidatos aos questionamentos que lhes foram feitos, mostrou qual o nível de conhecimento e a segurança de como pretendem agir em relação aos tópicos que lhes foram questionados.

Acreditamos que esse debate foi de grande valia para ratificar ou retificar intenções de votos, infelizmente outras organizações de relevo para a sociedade local não seguiram esse exemplo de cidadania e que muito contribui para solidez democrática e essas omissões, infelizmente, adiam essa consolidação.

A ótima novidade dessas eleições é que novas lideranças começam a emergir no nosso ambiente político, pois três dos cinco candidatos não participam como candidato a prefeito ou como vice em eleições passadas.

Seja quem for o eleito no próximo domingo, a primeira indicação se de fato as mudanças prometidas nos seus diversos pronunciamento, serão efetivadas ocorrerá na divulgação das pessoas que comporão o seu secretariado. É nessa apresentação que saberemos se as pessoas escolhidas são capazes de conduzir essas mudanças ou serão repetidos os nomes que atuaram em administrações anteriores e suas ações são demais conhecidas quando participaram daquelas administrações.

Depois disso, ficam os eleitores que votaram no eleito ou não com a incumbência da cobrança pelas promessas, quem fez a escolha com a responsabilidade maior.

Importante, também, é que o nosso município é rico em pessoas jovens com ótimos conhecimentos e capacidades que têm plenas condições de contribuir com o desenvolvimento local, seja através de grupos políticos visionários e comprometidos com um futuro melhor ou através da liderança de órgãos de classes, que são importantes instrumentos auxiliares desse compromisso desenvolvimentista, mas ainda não se decidiram se assumem essa responsabilidade, deixando assim, de promoverem exemplos de cidadania para as próximas gerações.
   

Comentários comentar agora ❯