Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 27/09/2020 11:34

“Ronaldo Lopes é um gigante na reconstrução de Penedo”, afirma Maurício Quintella

Rede social
“Ronaldo Lopes é um gigante na reconstrução de Penedo”, afirma Maurício Quintella
Maurício Quintella ao lado de Ronaldo Lopes e do governador Renan Filho

O ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esteve em Penedo na última semana para participar, ao lado do governador Renan Filho e de outras autoridades, da solenidade de assinatura da ordem de serviço do Programa Pró-estrada, que levará pavimentação asfáltica para 09 quilômetros de vias urbanas de quatro bairros da cidade.

Após a solenidade, Quintella, que atualmente exerce o cargo de secretário de Infraestrutura de Alagoas, sendo um forte parceiro de Penedo, foi visitar ao lado da comitiva estadual e também do prefeito Március Beltrão, o andamento de importantes obras estruturantes que estão em fase de conclusão na cidade ribeirinha.

Em suas redes sociais, Quintella comentou sua passagem por Penedo e rendeu elogios ao município ao declarar que a cidade “continua linda e bem cuidada”. Além disso, o ex-ministro também elogiou a atuação do vice-prefeito Ronaldo Lopes, a quem chamou de "gigante na reconstrução da cidade".

Confira o que disse Quintella:

Comentários comentar agora ❯

Postado em 22/09/2020 08:31

É preciso regulamentar as candidaturas coletivas

O fenômeno da candidatura coletiva para disputa de vaga proporcional (vereador, dep. estadual, distrital e federal) será uma das grandes curiosidades das eleições municipais deste ano em virtude do número expressivo de registros de candidaturas neste formato perante a Justiça Eleitoral. Entretanto, não é a primeira vez que este método é utilizado nas eleições. Inclusive, há registros que no pleito realizado em 2016 algumas foram vitoriosas na busca por uma das vagas nas câmaras municipais. 

Cumpre destacar que a candidatura coletiva consiste em um grupo que faz campanha em conjunto e, caso eleito, exercerá o mandato coletivamente. Todavia, na urna aparece apenas o nome de um componente que gozará das prerrogativas de mandatário eleito pelo voto popular. Por exemplo, quatro pessoas se reúnem em uma frente com determinado nome e coloca à disposição o nome de alguém do grupo para disputar as eleições proporcionais. Em caso de vitória, o comum é que as decisões sejam deliberadas através do grupo e que os demais componentes preencham os cargos essenciais (chefia de gabinete, secretaria parlamentar, etc).

Ocorre que não há legislação específica que regulamente determinada possibilidade. Sendo assim, alguns questionamentos precisam ser realizados. Em primeiro lugar, é preciso recordar que todo mandato é coletivo e, além disso, pertence aos partidos políticos. Não é preciso um “novo formato” para efetivar a participação de outras pessoas. Adiante, são incontáveis os exemplos de formas de participação coletiva na atuação legislativa, como nos casos dos mandatos móveis que alguns parlamentares escutam as demandas das populações em seus bairros, bem como a utilização constante de enquetes nas redes sociais para interagir com a base eleitoral nos temas relevantes.

Contudo, o principal problema é a possibilidade de burla à legislação. Neste sentido, apesar do esforço hercúleo da Lei Complementar 64/90 em apresentar prazos de desincompatibilização a fim de garantir igualdade no pleito eleitoral entre o cidadão comum e o agente público, a candidatura coletiva poderá driblar por ausência de regras específicas.

Por exemplo, quatro secretários municipais de determinado município (A, B, C e D) decidem construir uma candidatura coletiva para disputar uma vaga na câmara de vereadores. Ocorre que, apenas C desincompatibiliza da função de secretário, visto que este será o representante nas urnas e gozará das prerrogativas de vereador enquanto os demais permanecem exercendo as atividades e aparecendo nos materiais de campanha.

Portanto, o instituto, apesar de moderno e bravamente aceito por pessoas e partidos do campo progressista, possibilita inúmeras oportunidades contrárias à legislação. Logo, o poder legislativo precisa urgentemente regulamentar esta matéria para cessar os devaneios que por ventura possam aparecer atrelados ao instrumento da candidatura coletiva.

Por Arthur Lira*

*Arthur Lira é advogado e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/AL

Comentários comentar agora ❯

Postado em 18/09/2020 10:19

“Antes de querer administrar uma cidade é preciso estudar”, declara Március Beltrão

arquivo
“Antes de querer administrar uma cidade é preciso estudar”, declara Március Beltrão
Na oportunidade, Beltrão ainda defendeu o evento e disse esperar que o próximo prefeito continue fazendo a festa

Durante um encontro recente com um grupo de pessoas, a candidata do PP ao cargo de prefeita de Penedo declarou que entre suas principais propostas para o caso de ser eleita está a de reduzir a festa de Bom Jesus dos Navegantes que, segundo ela, tem sido paga com dinheiro da Saúde e da Educação. Clique no player e confira!

Durante a convenção do MDB, PDT, PC do B, PV e PT, na última terça-feira, 15 de setembro, o prefeito Március Beltrão, responsável por transformar a festa no maior evento popular do estado de Alagoas, mandou um recado bem direto a candidata.

“Antes de querer ser prefeita é preciso estudar. A verba da Saúde e da Educação é carimbada, não foi e nem pode ser utilizada para outros fins. É melhor se informar direitinho, estudar, para não falar besteira. Se quiser eu posso dar um curso”, declarou o prefeito que em dezembro encerra seu terceiro mandato.

Na oportunidade, Beltrão ainda defendeu o evento e disse esperar que o próximo prefeito continue fazendo a festa nos mesmos moldes ou ainda maior, pois ela fomenta fortemente a economia local, gerando emprego e renda para os ribeirinhos.

“Espero que o próximo prefeito continue fazendo a festa, pois quem ganha é o nosso povo. Lanchonetes, restaurantes, farmácias, bares e similares vendem tudo, acabam com seus estoques. Os meios de hospedagem ficam lotados. Os táxis e mototáxi não param, circulam o tempo todo nos dias da festa, entre outros benefícios. Não é à toa que a festa de Bom Jesus de Penedo hoje faz parte do calendário de eventos do estado”, complementou Beltrão.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 17/09/2020 18:43

Pros, do ex-deputado Cidoca, declara apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas em Penedo

Geraldo José
Pros, do ex-deputado Cidoca, declara apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas em Penedo
O partido promete ser uma das grandes surpresas das eleições de 15 de novembro

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) realizou sua convenção municipal em Penedo para escolha dos candidatos às eleições de 15 de novembro, definição sobre formação de coligação majoritária e discussão de outros assuntos.

Durante o evento, o partido, que é presidido em Penedo pelo ex-deputado estadual, Alcides Andrade Neto, o Cidoca, decidiu que não vai apresentar candidatos ao cargo de prefeito e vice e que marchará ao lado de Ronaldo Lopes e João Lucas, ambos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

A chegada do Pros a coligação ”Penedo Daqui Pra Frente” fortalece ainda mais o grupo que oficialmente já conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV), além do MDB.

O partido promete ser uma das grandes surpresas das eleições de 15 de novembro por apresentar bons nomes na disputa pelas 15 vagas disponíveis na Câmara Municipal de Vereadores.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/09/2020 19:10

Vídeo: Renan Filho declara apoio a Ronaldo Lopes para prefeito de Penedo

Assessoria
Vídeo: Renan Filho declara apoio a Ronaldo Lopes para prefeito de Penedo
Ronaldo Lopes e seu filho Gustavo em audiência recente com o governador Renan Filho

O governador Renan Filho sabe quem é a pessoa mais preparada para administrar Penedo daqui pra frente. Por meio de vídeo, o gestor parceiro dos penedenses declarou seu apoio a Ronaldo Lopes.

“Hoje é a convenção em Penedo, do MDB, para definir o nosso candidato a prefeito e o nome que nós estamos apresentando para concorrer à sucessão do prefeito Marcius Beltrão é o de Ronaldo Lopes”, diz Renanzinho, destacando a competência e a experiência do “homem que leva em consideração a necessidade dos que mais precisam”, frisa o governador.

Renan Filho acrescenta que Ronaldo Lopes é quem está melhor preparado para a missão que desenvolverá com equipe técnica “capaz de encontrar as melhores soluções para os problemas de Penedo, de intensificar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida que tem ocorrido nos últimos anos”, acrescenta, referindo-se ao sucesso do governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes.

Portas abertas para Penedo

“Ronaldo tem ainda as condições políticas para levantar os recursos que a cidade precisará para fazer os investimentos, tem uma forte aliança com o governo do estado, com o MDB, e tem força em Brasília. Nós estaremos juntos para ajudar Penedo e o povo penedense”, afirma Renan Filho.

Formado em Engenharia Civil, Ronaldo Lopes iniciou sua carreira pública em 1995, administrando a Companhia de Habitação Popular de Alagoas (COHAB/AL). Em 1999, assumiu a Superintendência Estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

No governo estadual, Ronaldo Lopes foi Secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais (SEMARH) e diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em 2005, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e tornou-se membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Em 2012, venceu a eleição municipal junto com Marcius Beltrão, gestão reeleita em 2016 que promoveu avanços indiscutíveis não só para Penedo, mas toda região do Baixo São Francisco.

“Eu tenho uma certeza comigo: você (Ronaldo Lopes) carrega Penedo no coração e fará tudo que estiver à sua altura para que Penedo encontre cada vez mais dias melhores. Conte comigo, estamos juntos”, diz Renan Filho em sua mensagem de otimismo para o povo penedense.

Veja o vídeo:


 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/09/2020 09:54

MDB realiza convenção nesta terça, 15, e deve confirmar apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas

Divulgação
MDB realiza convenção nesta terça, 15, e deve confirmar apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas
MDB deve confirmar apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas

A partir das 14 horas desta terça-feira, 15 de setembro, a Comissão Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e partidos coligados realiza sua convenção em Penedo para oficializar os nomes daqueles que participarão do pleito eleitoral de 15 de novembro.

O ato político que será restrito a candidatos e filiados aos partidos da coligação por conta da pandemia do novo coronavírus deve contar com a participação de grandes nomes da política alagoana e que devem confirmar apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas, pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

De acordo com a Comissão Executiva do MDB, todas as medidas de segurança estão sendo adotadas em observância ao que recomenda a Organização Mundial de Saúde de modo que só será permitido o acesso ao plenário da Câmara de Vereadores de Penedo, de quem estiver usando máscara.

A convenção, onde também serão escolhidos os candidatos a vereadores, será transmitida pelo canal BoaTV e pelas redes sociais dos políticos que serão oficializados nesta tarde.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/09/2020 18:58

Ivana e Carlos confirmam candidatura durante convenção em Penedo

Divulgação
Ivana e Carlos confirmam candidatura durante convenção em Penedo
Ivana e Carlos confirmam candidatura durante convenção em Penedo

Esta segunda-feira, 14 de setembro, foi a data escolhida para a convenção do Partido Progressista (PP) e partidos coligados em Penedo, ato que marcou a oficialização dos nomes de Ivana Toledo e Carlos da Educação como candidatos a prefeita e vice-prefeito da cidade ribeirinha.

O deputado federal Arthur Lyra (PP) e deputado estadual Bruno Toledo (PROS) se fizeram presentes na convenção onde reforçaram apoio à candidatura de Ivana e Carlos que, juntos, na mesma chapa, tentarão conquistar os votos do eleitorado penedense pela segunda vez para comandar os destinos da cidade ribeirinha a partir de janeiro de 2021.

Ainda durante a convenção, que foi a terceira a ser realizada na cidade ribeirinha, houve também deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias, sorteio dos respectivos números para os candidatos a vereador e discussão de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Nesta terça-feira, 15 de setembro, o MDB realiza sua convenção. O ato político, assim como realizado pelos demais candidatos, acontecerá na Câmara Municipal de Penedo, a partir das 14 horas, e deve confirmar o nome do atual vice-prefeito Ronaldo Lopes, como o candidato do partido. 

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/09/2020 18:39

Convenção oficializa candidatura de Nelsinho e Ana Flavia pelo PSDB em Penedo

Divulgação
Convenção oficializa candidatura de Nelsinho e Ana Flavia pelo PSDB em Penedo
Convenção realizada neste domingo, 13 de setembro

Neste domingo, 13 de setembro, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e partidos coligados realizaram sua convenção na Câmara Municipal de Penedo. O ato político oficializou o nome do vereador Antônio Nélson de Oliveira Azevedo Filho (Nelsinho) e da professora Ana Flávia Teixeira como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Na presença do senador Rodrigo Cunha e da deputada federal Tereza Nelma, Nelsinho e Ana Flávia tiveram seus nomes chancelados pelos membros dos partidos coligados para que possam entrar, oficialmente, na corrida eleitoral visando conquistar o comando da Prefeitura de Penedo a partir de janeiro de 2021.

Ainda durante a convenção, que foi a segunda a ser realizada na cidade ribeirinha, houve também deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias, sorteio dos respectivos números para os candidatos a vereador e discussão de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 10/09/2020 16:16

Dr. Tico confirma candidatura a prefeito durante convenção em Penedo

Lito di Santi
Dr. Tico confirma candidatura a prefeito durante convenção em Penedo
Ao lado de Dr. Tico marchará o Dr. Luiz Tadeu, escolhido como o candidato a vice.

Em convenção realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro, os partidos Republicanos, Solidariedade, PSD e PSL escolheram os candidatos que disputarão os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições majoritárias do dia 15 de novembro e também àqueles que tentarão conquistar vagas na Câmara Municipal de Penedo.

Assim como já era previsto, o nome do procurador municipal, Dr. Francisco Souza Guerra foi confirmado como o candidato a prefeito da chapa. Ao lado de Dr. Tico, como é mais conhecido, marchará o Dr. Luiz Tadeu, escolhido como o candidato a vice.

Ainda durante a convenção, que foi a primeira a ser realizada na cidade ribeirinha, houve também deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias, sorteio dos respectivos números para os candidatos a vereador e discussão de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Vitor, esteve presente ao evento.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 28/08/2020 09:02

MDB formaliza pedido da sede da CMP para realizar sua convenção municipal

Assessoria
MDB formaliza pedido da sede da CMP para realizar sua convenção municipal
Pedido foi oficializado nesta quinta-feira, 27, pelo Vereador Bili Marques

O partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) solicitou a cessão da sede da Câmara Municipal de Penedo para realizar a convenção que oficializará os candidatos da sigla para as eleições 2020, chapas majoritária e proporcional.

O pedido foi oficializado nesta quinta-feira, 27, pelo Vereador Bili Marques – em nome do diretório municipal do MDB – durante o breve discurso do experiente parlamentar no plenário onde, tradicionalmente, são registradas essas etapas do processo eleitoral.

Por conta das restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus, o plenário da casa legislativa ainda não está autorizado para outras atividades, além das sessões legislativas.

Por isso, a solicitação foi encaminhada pela Mesa Diretora para a assessoria jurídica da Câmara. O pedido do MDB é para realizar a sua convenção no dia 15 de setembro.

Comentários comentar agora ❯